Voltar à página inicialVoltar à introdução

O Centro de Projetos em Realidade Virtual Ajuda
a Acelerar a Produção de Novas Aeronaves

Expansão

Sistemas avançados de projeto, engenharia e fabricação computadorizados permitem que a Embraer transforme conceitos de aeronaves em produtos finalizados em um espaço de tempo muito curto. O primeiro vôo do novo jato comercial ERJ 170, por exemplo, está previsto para 2001, aproximadamente dois anos após o início do programa.
Para acelerar o desenvolvimento da família de aeronaves ERJ 170/190, a Embraer está trabalhando com parceiros em três continentes, incluindo a Kawasaki, no Japão, a Sonaca, na Bélgica, a Latécoère na França e a Gamesa, na Espanha. Entre os parceiros nos Estados Unidos estão a General Electric, a Hamilton/Sundstrand, a Honeywell, a Parker Hannifin e a C&D Interiors. A Liebherr International na Alemanha, através de sua joint-venture Embraer-Liebherr Equipamentos do Brasil S.A. (ELEB), está encarregada do sistema de trem de pouso.

Uma Visão "Interna" dos Novos Aviões
O novo Centro de Projetos em Realidade Virtual da Embraer proporciona aos engenheiros e projetistas uma visão tridimensional das novas aeronaves. Este poderoso sistema de computador permite que membros da equipe modelem estruturas e sistemas da aeronave, acelerando significativamente o processo de desenvolvimento. Ele também permite que os projetistas realizem um "tour virtual" em cada seção da aeronave e testem as possíveis localizações de diferentes componentes, resultando num projeto criado da forma mais prática possível.

Versatilidade
Inovação
Agilidade
Palavra do Presidente
Conselho de Administração
Demonstrativos Financeiros
1/3